A valorização do cooperativismo por parte da Organização das Nações Unidas (ONU) é crescente. Esse tratamento, que é parte de uma abordagem global para o desenvolvimento sustentável, é mais uma prova do potencial transformador das cooperativas. Com a definição de que 2025 será o Ano Internacional das Cooperativas, a ONU destaca sua importância para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Mas por que a ONU considera o cooperativismo tão relevante? A resposta está nos princípios desse modelo associativo, que possuem uma relação direta com os ODS. Os sete princípios cooperativos como adesão voluntária, controle democrático e interesse pela comunidade ressoam com os valores que sustentam os ODS, como igualdade, justiça social e sustentabilidade. As cooperativas, por sua própria estrutura e filosofia, já trabalham na linha de frente para promover esses ideais.
Essa relação não só fortalece o papel das cooperativas no cenário global, mas também apresenta desafios. O reconhecimento da ONU é, ao mesmo tempo, uma forma de garantir que as cooperativas contribuam ativamente para metas globais, em áreas como erradicação da pobreza, promoção da igualdade de gênero e acesso à educação de qualidade.
Assim, além de ser motivo de orgulho, esse reconhecimento também aumenta responsabilidades. Com isso, é fundamental que as cooperativas invistam em iniciativas e projetos que contribuam diretamente para os ODS. Este é o momento para cada cooperativa refletir sobre o papel que pode desempenhar em prol de um mundo mais justo e sustentável.
Ao mesmo tempo em que a ONU reconhece a força transformadora das cooperativas, espera-se que essas organizações retribuam com mais iniciativas que fortaleçam os ODS. Essa "via de mão dupla" entre a ONU e as cooperativas fortalece ambas partes e evidencia que o desenvolvimento sustentável só será alcançado se houver esforços conjuntos e compromissos concretos.
Para as cooperativas, esta é uma oportunidade única de reafirmar seu papel como agentes de mudança, promovendo um impacto positivo nas comunidades e ajudando a moldar um futuro melhor.